janeiro 03, 2015

Como ser mais organizada para a escola/faculdade + dicas de estudos!



      Oi gente, 

      Antes de mais nada quero desejar a vocês um feliz ano novo, com muita paz, prosperidade, saúde, sucesso para todos. Como sempre no começo do ano, pelo menos eu, sempre faço uma lista de todas as metas que quero realizar no ano que está por vir. Esse ano um dos itens que está na minha lista é "Ser mais organizada!", nada melhor que uma agenda. 
      Então, para começar, vou me apresentar, eu faço faculdade e estou indo para o sétimo período, o curso tem 8 períodos. E com o passar dos semestres eu aprendi com os meus erros de empurrar tudo com a barriga, tanto na escola como agora na universidade, eu sempre deixava as coisas para a última hora e acabava me dando mal ... Até a um ano atrás, quando eu me organizei tão bem que decidi compartilhar isso com vocês minhas dicas de estudos/ organização.



      1-  Fique com roupas confortáveis:
        
      Quando você chega em casa cansado(a), com certeza a primeira coisa que você quer fazer é tirar o vestuário pesado, como calça jeans e sapatos. Sempre quando eu penso em estudar, não importa onde estive, sempre tomo um bom banho e coloco ..., pijamas, isso mesmo! Não tem nada mais confortável.

      2- Encontre um local adequado para estudar:

      A mesa da cozinha, da sala de jantar, a escrivaninha, a cama, o chão ..., qualquer local desde que você esteja confortável e que tenha uma boa iluminação.

      3- Pegue tudo que precisa de material para o estudo:

      Para que você não tenha que sair do seu local de estudo, perder o foco para pegar um material que faltou você demoraria cerca de 7-10 minutos  para pegar o ritmo novamente, então:
      • Papel, Caderno, Livros, Didáticos, Impressos, Resumos, etc.
      • Canetas, Lapiseiras, Borrachas, Marcadores.
      • Calculadoras, tesouras, colas, etc.
      • Post-its, flags de papel, fita, clipes de papel
      • Agenda, para verificar o que tem que estudar.

      4- Beba água e coma antes de começar:

      A água faz você se concentrar, pode testar, porque eu já testei, aparentemente consigo me concentrar por mais tempo em um só assunto quando bebo bastante água antes e durante os estudo, ainda mais depois do estomago cheio. E também é sempre bom ter algo para beliscar, algo que não seja muito gorduroso como salgadinhos (sou apaixonada), mas que seja bom, como alguma fruta, biscoito, petisco. O meu favorito são aqueles pacotinhos de torradas da Equilibri de Presunto Parma.

      5- Use cores para separar os assuntos de sua agenda:

      Em minha agenda tenho por enquanto 5 categorias que são diferenciadas por cores, ou seja, escrevo com canetas diferente para cada tipo de assunto:
      • Verde - Financeiro (contas a pagar, receber, compra programadas etc)
      • Amarelo - Faculdade (tarefas a fazer, testes, avaliações, resumos para ler, etc)
      • Azul - Trabalho (dias de rodízio, dias de folga, atividades que não posso esquecer, dias que posso fazer hora extra, trabalhos externos)
      • Rosa - Compromissos e Datas Comemorativas (Aniversários, eventos sociais,  feriados, coisas a fazer como ligar para alguém, dia de fazer compras, consultas médias, etc)
      • Roxo - Blog (Posts para fazer, fotos para editar, vídeos para postar ou editar, agendar posts, etc)
      Esse tipo de técnica eu uso nas agendas e calendários. Você pode utilizar a cor que você quiser, algumas amigas utilizam aquelas canetinhas da Stabilo para colorir, já sobre as categorias pode ser qualquer outra como esportes ou igreja, você pode separar também os feriados, compromissos e aniversários como assuntos diferentes, fica a seu critério.

      5- Sempre anote as datas:

      Mesmo se você anote no celular para depois para passar para a agenda  ou simplesmente acha que vai lembrar do compromisso ou data para entregar algum trabalho, é hora de começar a mudar isso, pois sua mente não pode armazenar tudo. Se você não tem tempo para pegar a caneta colorida ou anotar no celular, uma simples nota na agenda irá lembrar você do compromisso. Pode ser um rascunho a lápis, mas escreva.

      6- Faça um planejamento de sua rotina de estudos:

      Uma rotina mesmo, se você sabe quais são os dias que você ficará livre para ficar no Facebook, então você definitivamente pode utilizar esse tempo para estudar, deixe o Facebook para ver no intervalo das aulas, ou do trabalho. O ideal é verificar as redes sociais 30 minutos antes de começar a estudar, pois  você não ficará tão tentada a olhar.
      Saber quando você vai estudar ajuda o seu corpo a se concentrar melhor também, pois assim até mesmo sua mente vai estar preparada para algumas horas de estudos. Pelo menos 1h 30 min de estudos são o suficientes por dia livre.

      7- Faça uma pausa de 15 min entre as horas de estudos:

      O seu corpo só consegue se concentrar por apenas 50 minutos diretos, então estude os 50 min, faça uma pausa de 15-30 min e volte para estudar durante o tempo que você reservou. Assim você pode comer, ir ao banheiro ou checar o celular.

      8- Use flash cards:

      Flash Cards são algo que vi em um canal no Youtube americano explicando como de usa esse método de estudo. No Brasil não é muito utilizado mas eu adaptei do jeito que deu.

      Os flash cards nada mais são que papel cartão de mais ou menos 6cm x 6cm que possuem a pergunta de um lado ou a resposta do outro, eu uso esse método principalmente para decorar as fórmulas, colocando o nome das fórmulas de um lado e a fórmula do outro ou uma palavra de um lado e a definição dela do outro. Isso ajuda muito quando as provas estão chegando, por exemplo, porque eu geralmente ficou nervosa demais eu não consigo mais absorver os resumos. Então sempre no dia da prova é rápido revisar alguns pontos.

      9- Tome notas eficazes:

      Como assim? Quando você estuda geralmente faz os resumos pegando as informações dos livros, porém uma coisa que eu sei que muita gente faz é destacar as partes mais importantes e depois copiar para uma folha ou caderno, o que é errado! O ideal seria você escrever com suas próprias palavras, assim fica mais fácil assimilar a informação que você está escrevendo, se não entendeu, pergunte ao seu professor ou busque a informação na internet.

      10- Preste atenção nas aulas:

      Deixe para ficar anotando cada vírgula que o professor fala pra depois no horário de estudo, anote só os pontos chaves, peça sempre exemplos e nunca fique com dúvida de nada, porque assim como eu, você pode ter o azar de esse assunto que você ficou com dúvida é o que cai na prova. Em casa você pega o assunto que o professor falou e faz um resumo eficaz para estudar. Os pontos chaves são o suficientes, Enquanto ele passa o exercício no quadro ou passa os trabalhos anote tudo, os exercícios são o suficiente para estudar, a parte teórica você revisa depois nos livros, mas os exercícios ou você aprende ou fica atrasada.

      Bom, por hoje é isso, espero que tenham gostado, qualquer sugestão por favor deixem nos comentários.

      Boa volta as aulas para vocês e até a próxima!

Um comentário: