janeiro 10, 2015

Materiais Essenciais para os Calouros da Universidade



Você vai começar a faculdade e não sabe o que levar no primeiro semestre? Bem, hoje eu vou mostrar o que eu precisei em TODOS os semestre da minha universidade até hoje, para quem não sabe eu estou no sétimo período do curso de Administração.

1- Caderno:




O caderno para a 1ª fase pode ser de 10 matérias, sinceramente não precisa mais que isso, porque geralmente as pessoas que vão começar a faculdade pela primeira vez não vão fazer disciplinas extras ou eletivas então você terá em média de 6 a 8 disciplinas no máximo no primeiro semestre, onde, na maioria das universidades, é a parte mais básica, disciplinas de introdução e apresentação do curso. 

Para quem tem o curso com pelo menos uma matéria de cálculo (a maioria, pelo menos tem matemática básica), não tem a necessidade de comprar um caderno separado para isso, pois é só arrancar uma das divisórias do caderno e pronto. O mesmo pode servir para quem vai fazer menos matérias, você pode adaptar seu caderno de acordo com a disciplinas.

Na primeira fase do meu curso 20 folhas para as disciplinas de Introdução a Administração, Filosofia, Psicologia, Português, eram mais que suficientes, já a disciplina de calculo eu usei 2,5 matérias no caderno, ou seja, 50 folhas. Na minha terceira fase a disciplina de Matemática Financeira foi apenas 20 folhas. Na quinta fase na disciplina de produção eu usei 5 matérias, ou seja 100 folhas, pois cada cálculo era 1 folha inteira. Se a sua disciplina tiver mais que uma vez na semana, já arranca uma divisória, pois isso significa que a disciplina precisa que mais tempo para passar todo o conteúdo do plano do professor, ou seja, mas conteúdo para o seu caderno também.

Para deixar mais claro, só porque você não vai usar o caderno, não significa que não vai ter conteúdo, tem sim e até demais, mas a apresentação geralmente é feita por slides e fascículos de livros, pois são disciplinas que são apresentação do que os escritores, economistas ou qualquer pessoa relacionada ao seu curso fez, então é mais como uma disciplina de história (em TGA eu tive que rever TODA a Revolução Industrial, :x) mas ela foi data em sala de aula com os slides, então não precisei escrever muito no caderno, só imprimi e fiz minhas anotações na mesma folha.

2- Canetas, Lápis e Borracha.



Esse é meio autoexplicativo, você não vai escrever com a língua, mas para as meninas que querem canetas coloridas para fazer enfeites de alguma forma do caderno, da até para levar mas vou deixar um recadinho: O professor vai passar a matéria do ritmo dele, na maioria das vezes ele vai tocar o conteúdo direto e você não vai ter tempo de ficar enfeitando caderno, deixe isso para quando for estudar em casa ou fazer os resumos. Uma caneta para anotar uma observação ou riscar o título de um determinado assunto para não se perder ... tudo bem, mas ficar escolhendo cor, você não terá tempo para isso, trust me!

3- Marca-texto (Grifa-texto ou amarelinho para alguns)





Marca-texto será seu amigo até (e principalmente) no final do seu curso, não é besteira, pelo menos uma cor você deverá ter no penal (pochete, estojo, whatever...), quantas vezes eu não levava para a faculdade e o professor dizia: "- Grifem o parágrafo tal tal e tal pois vai cair na prova" e eu havia marcado com a caneta ou lápis uma estrelinha ou colocava só "Prova!" e esquecia, se não grifar, não vai chamar sua atenção e você pode passar achando que é uma simples anotação. Aprendam com meu erro, aconteceu muito isso, até mesmo sem querer :(.

4- Folha de Fichário




Trabalhos, Listas de Exercícios, Tarefas, Resumos, Check Lists, Rascunhos, você vai usar e muito! Não precisa levar o bloco todo porque é totalmente desnecessário, apenas 4 folhas naquele lugar do caderno de colocar papel é o suficiente. Folha enfeitada, com glitter e cheirinho, adesivos que brilham no escuro ... lembre que você está no Ensino Superior e tem professor que não gosta, eu sei que não tem que gostar mais se você for entregar um trabalho de Direito Internacional com um adesivo o Pokemon colado, não é legal!. Aquelas folhas com a faixa de cor até bom usar pois você pode separar as cores de acordo com a disciplina, eu faço isso.

5- Pasta



Guarde suas provas, trabalhos, tarefas, elas sempre serão um guia para você saber o que estudar depois, se for a 1ª disciplina de várias como Matemática I, II e III, não jogue fora no final do semestre, você pode queres usar novamente para rever algumas coisas. Eu deixo as folhas durante um ano nessa pasta, pois sempre um semestre depois que fiz a disciplina o professor volta em um assunto que você já viu.

6- Agenda (Celular, Tablet, Planner, etc)


Último porém o mais importante, agenda .. o mais especial dos materiais. Você vai precisar dessa bendita pra sempre, para não perder datas de provas e trabalhos. Não adianta anotar com o marca texto neon no caderno se você não chegar em casa e abrir ele. Tem que ser anotado em um lugar que você olha sempre, celular, tablet ou calendário do e-mail. Eu uso diferentes e-mails mais eu sempre compartilho o calendário com todos eles, pois assim você pode anotar não importa em qual e todos serão atualizados, uso também o celular para os alertas e a agenda de mão porque né ... 3G, pelo menos na minha cidade é uma "coisa".

Bom espero que tenham gostado, lembrando que são os materiais essenciais, não mencionei calculadora financeira ou científica, Post-its porque você consegue sobreviver no começo sem eles.

Beijos e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário